27.8.08

"A" voz

Fairouz - Yalla Tnam Rima ("Dorme, Rima")
----------
Yalla tnam Rima,yalla yjeha elnaoum
Yalla theb elsala,yalla theb elsoum!
Yalla tjeeha alaouafee,kel yaoum beaoum
yalla tnam yalla tnam,ladbhla tayer elhamem
Rouh ya hamem la tkhafee, amekzoub a Rima tatnam
Rima rima elhandaa ,shara ashaar omnaaa
yalle habba bebousa,elbagada shou betraa
------------
Enquanto fui estudante Erasmus em França, esta canção de embalar tornou-me menos pesado o estudo do árabe. Recordava-me a minha mãe e a cadência da mais suave voz de Amália. É pena que a música do meu país seja quase só sobre o lamento e não tenha o pendor místico do país que a Bíblia eternizou pela beleza e perfume dos seus cedros (há um junto à igreja onde me baptizaram): o Líbano. Fairouz deve ser escutada de olhos fechados, como se, perante a sarça ardente, não só fosse sagrado o solo que se pisasse, mas também o éter que traz em si, juntamente com a paz, a mais divina das vozes.

Sem comentários: