11.3.06

. A z u l .

Associo a harmonia plena aos diferentes tons de azul. Marinho, índigo, turquesa, meia-noite, anil, tinta-da-China, marselha, cobalto... A casa deve ser branca e areia, tons neutros, de pinho e mel. Não me convence a moda dos móveis wengué. Os reflexos da luz que capto através de cortinados alvos ou de espelhos bem colocados têm de ser paz esbatida no matiz certo. A almofada de risquinhas, diferentes nas espessuras e nos tons azuis sobre a cadeira de trabalho cor de mel; a coberta da cama azul-céu, o edredon de geométricos azulados, o algodão ainda mais macio em tons-bebé dos lençóis em branco e azul-lilás; os atoalhados entre os brancos e os azuis-celeste; o saquinho de maquilhagem da Designers Guild em diferentes barras de azul; as peças de loiça sempre entre os brancos e os mais celestiais azuis-lilás; os individuais, as toalhas, os cabos de talheres? Diferentes tons de azul suave, pois claro!
Os tapetes? Têm de casar com o espelho-de-chão de moldura sóbria por ser lisa, mas de ostensivo ouro-velho barroco e a cruz celta de metal envelhecido que encima o móvel lateral da entrada. O meu mundo rodeia-se de azuis, do mais aparentemente soturno e clássico das blusas cerimoniosas até ao chaveiro. Sei que entre azuis mediterrânicos e beges estou em casa, estou em paz, impera o silêncio da cor da harmonia. Em criança perguntava «Mãezinha, porque não há flores azuis? Deus cometeu um erro, decerto...»
O que é belo é azul. Normalmente, os meus dias são azuis. O meu longo colar azul-marselha de missangas atrai todos os olhares e inspira paz. As garrafas de água que compro, as embalagens de produtos alimentares que compro não fogem ao azul. Procuro estofos de carro, almofadas azuis, vernizes azuis que nunca usei. Mozart soa-me a... azul!...
A minha "moda" não passa de moda: o azul é (e)terno!
Mas... quem decide desse monstro engolidor de pessoas a que tão pomposamente se chama "moda"? Fui investigar...
Escolham o que quiserem, ladies & gentlemen da ICA: a minha moda faço-a eu! O azul, obviamente, não andará arredado da que eu sou. Para que a paz desça: tudo azul! Mesmo que me sinta em tons de blues... É só decidir o tom certo.
;0)
Beijos azuis!

2 comentários:

JFC disse...

o meu blog também éazul espero q goste muito! bjs mts

JFC disse...

o meu blog também é azul espero q goste muito! bjs mts